Entre os dias 17 e 19 de agosto, evento híbrido terá como tema “Outros moluscos e novos caminhos” 

O Seminário Ostra e Comunidades chega na sua quarta edição em 2021. O evento é voltado para a troca de experiências entre produtores(as) de ostras, mercado de pesca e aquicultura, e iniciativas no Brasil e no exterior. O seminário deste ano terá mesas de debate sobre avanços ambientais, sociais e tecnológicos conquistados para preparar os atores da cadeia produtiva do molusco, como organizações e comunidades envolvidas, para desafios atuais e futuros. 

Além do tema do cultivo de ostras, também serão ponto de debate os potenciais de outras espécies, como sururu e massunim, por exemplo. A programação envolve mesas de debate que vão abordar temas como empreendedorismo no cultivo de moluscos, espécies com potencial de cultivo, assistência técnica, produção e beneficiamento de moluscos, entre outros. 

O evento tem como público-alvo profissionais de aquicultura; pesquisadores(as); estudantes e professores(as) universitários(as); gestores(as) públicos(as); empresas do segmento de pesca e aquicultura; organizações da sociedade civil (OSCs) envolvidas com os temas a serem discutidos; e comunidades pesqueiras.

O 4º Seminário Ostra e Comunidades ocorre em parceria entre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Prefeitura de Coruripe, SEAGRI/AL e Associações de produtores, além do patrocínio do Banco do Nordeste, e apoio do Projeto Maceió Mais Inclusiva e das Prefeituras de Itapissuma e de Barra de São Miguel.

 

Evento híbrido

Por conta da pandemia de Covid-19, a edição deste ano será em formato híbrido. Haverá transmissão virtual ao vivo do conteúdo na íntegra com o apoio de polos presenciais de difusão em localidades estratégicas. Serão dois locais de evento presencial: Itapissuma (PE) e Maceió (AL). Nos dois polos, serão respeitados os protocolos de segurança contra o coronavírus, com uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel e distanciamento entre os(as) participantes.

Para participar do seminário, é necessário fazer a inscrição pelo site: ostras.iabs.org.br/inscricoes. Basta preencher o cadastro e enviá-lo. No nosso site, também é possível ver a programação preliminar do evento, receitas com ostras, além de saber mais sobre as comunidades produtoras do molusco em Alagoas. 

Ostras Depuradas de Alagoas

O 4º Seminário Ostras e Comunidades é um evento do Projeto Ostras Depuradas de Alagoas. Entre 2016 a 2020, já foram realizadas três edições com cerca de 400 participantes e 53 palestrantes no total. O projeto surgiu da necessidade de apoiar a geração de emprego e renda para comunidades produtoras do molusco na região da capital do estado, Maceió, ampliando a comercialização, mas sempre respeitando os aspectos ambiental, social, sanitário e de padrão de qualidade.

Para atingir esse objetivo, o projeto tem como base a participação comunitária nas decisões, a qualidade e sanidade do produto, a promoção de trabalho e renda, e a conexão entre produtores, chefes de cozinha e turistas.